Luminotécnica é uma arte que concilia conhecimento técnico, gosto pessoal e aspectos emocionais.
É o estudo da aplicação da iluminação artificial em ambientes internos e externos. O maior desafio de quem “desenha” a luz está em conseguir bons resultados subjetivos. Luz você não vê, você sente!
Um bom resultado depende de vários fatores: tipo do ambiente, tempo de permanência naquele espaço, linguagem arquitetônica, composição de luz artificial com luz natural, perfil do cliente e custo final.A luz em si é invisível, o que vemos é o objeto iluminado e é exatamente por isso que a luz está diretamente relacionada à cor e à texturaque este objeto possui. Como cada pessoa tem uma sensibilidade diferente da outra (para cores e quantidade de luz), a sensação psicológica transmitida será diferente para cada indivíduo.
É de suma importância conhecer os modelos de lâmpadas, luminárias e acessórios para criar uma iluminação confortável e sustentável, atingindo os objetivos almejados sem desperdício de energia.
Todos estes temas bem como design de luminárias e outros componentes também fazem parte dos estudos luminotécnicos, outros profissionais que não os eletricistas também necessitam entender melhor a luminotécnica como os arquitetos, designeres de interiores e paisagista, desta forma a luminotécnica tão pouco conhecida pelos grande população usuária da iluminação acaba se tornando fonte de estudo em várias áreas para garantir a estes o melhor conforto e desempenho em sistemas de iluminação.
Conte com o apoio da Compass para realizar o serviço que você precisa para a sua residência ou empresa.